.::Revista >> Orquídeas como cuidar, dicas de cuidados com orquídeas | Flores Online Entrega

Orquídeas como cuidar, dicas de cuidados com orquídeas | Flores Online Entrega

Orquídeas como cuidar, dicas de cuidados com orquídeas. Veja como cuidar de orquídeas em vasos e orquídeas plantadas em terra no jardim. Orquídeas como cuidar para prover quantidade de luz e temperatura adequada para orquídea.

Orquídeas como cuidar, dicas de cuidados com orquídeas | Flores Online Entrega Orquídeas, vamos dar alguns conselhos para cuidados com orquídeas de maneira geral, básico para os vários tipos de espécies, sabendo porém que muitas espécies de orquídeas necessitam de cuidados específicos.

No momento de comprar orquídea é importante pedir orientações ao vendedor sobre os cuidados específicos daquela espécie, luminosidade ideal, rega, etc.

Cultivo de orquídeas
A Luz ideal para cultivo de orquídea: A maioria das orquídeas não suportam exposição direta aos raios solares, pois estes causam queimaduras nas folhas da planta. O recomendado é que a planta seja cultivada em 50 a 70% de sombra, sendo bom a exposição solar apenas no período da manhã, quando o sol ainda está fraco. Uma dica a ser observada na planta para determinar se a exposição a luminosidade esta adequada, é a observação da coloração e aspecto das folhas: folhas amareladas indicam excesso de luz; já as folhas estreitas, longas e de cor verde bem escura indicam iluminação deficiente.

Plantas como Vanda, Dendrobium, Cymbidium e várias espécies de Oncidium suportam luminosidade mais intensa, enquanto que Phalaenopsis, Miltonia, Laelia e Pumilan preferem baixa luminosidade.

Orquídea

Temperatura ideal para cultivar orquídea


Para a maioria das orquídeas a temperatura média ideal de cultivo é de 15ºC a 25ºC, quandram-se nesta categoria as espécies de clima temperado, como as Paphiopedilum(com folhas manchadas), Cattleya, e algumas espécies de Dendobrium principalmente o Dendobrium phalaenopsis e algumas espécies de Oncidium;

Phalaenopsis e Vanda são espécies que suportam temperaturas mais altas, em torno de 35ºC no verão e não se adaptam bem a temperaturas abaixo de 15ºC.

Entre as espécies de orquídeas de clima frio e 0ºC a 20º temos as Cymbidium, Odontoglossum, Paphiopedilum em geral.

Orquídea roxa

Vasos e substrato para cultivo de orquídea


Recomenda-se evitar o uso de vasos muito grandes. Vasos de barros e de plástico servem, mas as fibras de xaxim é o mais indicado como substrato, também pode ser usada fibras de coco.

Adubação para orquídeas


O mais indicado é a fórmula NPK (N = Nitrogênio, P = Fósforo e K = Potássio) na proporção 30-10-10 a cada duas semanas durante a fase de crescimento.

No momento que antecede a floração é indicado usar NPK 10-30-20.

Estas fórmulas são facilmente encontradas em lojas do ramo.

Orquídeas 2

Ventilação ideal para orquídeas


As orquídeas necessitam de ventilação, porém não podem ser expostas a correntes de ar e ventos fortes concentrados, o ideal é um local arejado mas sem excesso de vento.

Orquídeas 3

Orquídeas 4

Categorias: Revista